Início » Eventos » Inscrição Unicamp 2021: Como se Inscrever? Veja Aqui!

Inscrição Unicamp 2021: Como se Inscrever? Veja Aqui!

Os interessados em fazer a inscrição Unicamp 2021 precisam ficar atentos no portal da Instituição. O vestibular é organizado e executado pela Comissão Permanente para os Vestibulares – COMVEST.

A UNICAMP é uma Universidade pública do estado de São Paulo, possui 3 Campis (Campinas, Piracicaba e Limeira) e compreende 24 unidades de ensino e pesquisa.

Como fazer a inscrição Unicamp 2021?

Por se tratar de uma das melhores Universidades do Brasil e da América Latina, o vestibular é bastante concorrido. Isso se deve ao fato da Instituição receber interessados de todo o Brasil para o processo seletivo.

Para se inscrever, o passo a passo é bem simples, confira!

  1. Acesse o site https://www2.comvest.unicamp.br/;
  2. No menu, clique em “Formas de Ingresso”;
  3. Escolha a opção “Vestibular 2022”;
    Como fazer a inscrição Unicamp 2021?
  4. Na seguinte tela, vai aparecer uma tabela com o calendário apontando sobre o período de inscrições, pagamento de taxas, provas e matrícula.
    Como fazer a inscrição Unicamp 2021?

Todas as datas serão relatadas nessa página.

As inscrições do vestibular da UNICAMP começam no final de Julho e vão até início de Setembro e são realizadas somente pelo site da Universidade. Clique aqui e veja como funciona a inscrição da USP 2021.

A taxa para fazer a inscrição Unicamp 2021 é de R$170,00. A Universidade também oferece a possibilidade de solicitar isenção em casos onde as dificuldades socioeconômicas são comprovadas.

Formas de Ingresso

O vestibular tradicional da UNICAMP é bastante disputado e também é a modalidade de ingresso que mais seleciona candidatos.

No entanto, a Universidade tem outras formas de entrada, são elas:

  • ENEM – Unicamp;
  • Vagas Olímpicas;
  • Vestibular Indígena;
  • Cotas para autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas.

Ocorre que as inscrições para o indígena, vagas olímpicas e Enem Unicamp o processo seletivo é feito em datas diferentes do vestibular tradicional.

Mediante a isso, é fundamental consultar o calendário divulgado pela Unicamp, bem como, o manual do candidato divulgado.

Inclusão Social

Unicamp: vista de cima

A UNICAMP se importa e por isso, atua com diversos meios que beneficiem estudantes de baixa renda que queiram entrar em uma Universidade Pública.

Por isso, além das cotas oferecidas para pretos, pardos e indígenas e o programa que utiliza a nota do Enem, os candidatos podem contar com o PAAIS – Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social.

O PAAIS é um programa que ajuda os estudantes da rede pública de ensino a entrarem na Universidade, isso acontece mediante uma adição de pontos a nota dos candidatos no vestibular.

Podem participar todos os alunos que fizeram o ensino fundamental e ensino médio  (II) ou somente o ensino médio (EFII) na rede pública brasileira.

Estão inclusos nesse projeto também os alunos do EJA (Educação para Adultos) nas modalidades presencial, semi presencial e a distância.

Não podem participar estudantes que tenham feito o ensino médio em Instituições particulares, mesmo como bolsista.

Para participar desse sistema de cotas, o aluno precisa indicar no formulário de inscrição Unicamp 2021, pois essa é uma opção do candidato.

Aqueles que fizerem isso, vão receber uma pontuação para o vestibular. Os estudantes que fizeram todo o ensino fundamental em escola pública ganham 20 pontos, os que fizeram o ensino médio 40 pontos.

Por fim, aqueles que estudaram o fundamental e médio ganham um acumulado de 60 pontos.

Regras Gerais

Como visto acima, a UNICAMP possui um sistema diferente de seleção, a Instituição divide as categorias em diferentes processos seletivos. Entenda!

  • Vestibular tradicional – 1ª fase em 22 de Novembro e 2ª fase em Janeiro 2022;
  • Vestibular Indígena – Prova em 29 de Novembro;
  • Vagas Olímpicas – 17 de Novembro e 8 de Janeiro 2022.

Com relação aos candidatos que vão pleitear uma vaga usando a nota do Enem, eles devem se inscrever no período de 15 de Outubro a 16 de Novembro.

As vagas para candidatos que entram com notas do Enem serão distribuídas da seguinte forma:

  • 10% para estudantes que tenham feito o ensino médio completo em escolas públicas;
  • 5% para estudantes que estudaram em escolas públicas e ainda são autodeclarados pretos, pardos e indígenas;
  • 5% para estudantes autodeclarados pretos e pardos.

Dessa forma, o montante de vagas reservadas para o ingresso de estudantes via Enem será de 20%.

Em se tratando do vestibular indígena, podem se inscrever candidatos de diferentes etnias brasileiras.

Outra porcentagem de vagas reservadas é de 10% para as vagas olímpicas, existe um edital específico para essa modalidade.

Comente