Início » Eventos » Inscrição UEA 2021: Como fazer, Datas, Requisitos, Regras

Inscrição UEA 2021: Como fazer, Datas, Requisitos, Regras

Todos os anos, muitos candidatos se interessam em fazer a Inscrição UEA 2021. Afinal, a Universidade Estadual do Amazonas é uma das melhores Instituições de Ensino Superior de todo o estado e Inscrição UEA 2021 é um passo importante.

A sede da UEA fica na capital Manaus, e as demais 16 unidades ficam localizadas no interior nas cidades de Maués, Itacoatiara, Parintis, Lábrea, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Tefé,  Manicoré, Boca do Acre, Coari, Carauari, Humaitá, Presidente Figueiredo, Ariapuanã, Manacapuru e Eirunepé.

Como fazer Inscrição UEA 2021?

São mais de 30 cursos em nível de graduação para os candidatos escolherem, ademais, a Universidade oferece 23 especializações latu senso, 7 mestrados e 2 doutorados.

Universidade Estadual do Amazonas Fachada

O Amazonas tem a sua cidade Universitária, onde muitas unidades acadêmicas serão agregadas. Dessa forma, os estudantes poderão se beneficiar, pois são cerca de 13 milhões de metros quadrados onde também tem residência de estudantes, museu, zoológico, olímpica e etc.

Para fazer Inscrição UEA 2021, basta seguir o passo a passo abaixo!

1- Acesse o site,

2- Vá até o menu de serviços da página e clique em “Vestibular” , essa opção está ao lado do manual do estudante;
Como fazer a inscrição UEA 2021

3- Após clicar nessa página, vai aparecer a opção de inscrição para o vestibular, porém, só aparece quando o concurso está ativo.
Como fazer a inscrição UEA 2021

Perceba que logo abaixo tem outras informações importantes como: Editais e documentos, Pagamento, Envio de documentos, Locais de prova, Provas e gabarito, resultados e outros recursos.

Ou seja, tudo o que candidato precisa saber está no portal da UEA. Além disso, o candidato pode ficar de olho na sua nota do Enem para verificar as possibilidades de ter uma vaga em outras instituições locais pleiteada.

A taxa para fazer a inscrição UEA 2021 é de R$110,00 (valor pode ser diferente no momento do seu acesso), porém, candidatos de baixa renda, podem solicitar a isenção. Contudo, existe um prazo para isso, a Universidade sempre divulga no seu edital, portanto, não deixe de prestar atenção nesse detalhe e também, nos requisitos exigidos para ser isento.

Vale lembrar que a isenção deve ser solicitada antes da inscrição para o vestibular.

Quando abre Inscrição UEA 2021?

A Universidade tem a programação para abertura da Inscrição UEA 2021 sempre no período do mês de Agosto, mas isso mudou recentemente por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para quem deseja prestar o vestibular 2020 para acesso 2021 na UEA, deverá fazer a Inscrição até 9 de novembro. A prova está marcada para 10 e 11 de janeiro de 2021.

Quais os requisitos para Inscrição UEA 2021?

UEA: estudantes sendo aprovados no vestibular

Se trata de Universidade Estadual, então, todas as pessoas interessadas em um curso superior podem fazer Inscrição UEA 2021 para realizar o vestibular.

Obviamente que para ingressar de fato na Universidade, é necessário fazer a matrícula após o vestibular, nesse caso deve se ter os seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter finalizado o ensino médio;
  • Ter todos os documentos de identificação.

Portanto, tanto candidatos que estudaram em escolas particulares como públicas podem pleitear uma vaga, pois o mecanismo de seleção é através do vestibular.

No momento da Inscrição UEA 2021, o estudante pode informar a questão das cotas.

Vale reiterar, que a UEA não aceita notas do ENEM para ingressar nos cursos, a seleção é feita exclusivamente pela vestibular. Porém, com essa nota, o candidato pode tentar uma vaga via Prouni em outras universidades locais ou até mesmo em outro estado.

Inscrição UEA 2021: Regras gerais para o programa de cotas

A Universidade Estadual do Amazonas possui sua própria política de cotas, confira quais são elas:

  • 80% das vagas são para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas e privadas no estado do Amazonas;
  • Dentro dessa quantia, 60% é direcionada a alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas;
  • Outra questão é que as cotas são válidas apenas para os cursos oferecidos na capital, com exceção da área da saúde.

A UEA também tem um programa de cotas que apóia o ingresso de pessoas com deficiência.

Para mais informações, no momento em que fizer a Inscrição UEA 2021, leia o edital completo para tirar dúvidas.

Comente