Início » Serviços do Governo » Inscrição PIS/PASEP 2021: Como Funciona? Saque e Direitos

Inscrição PIS/PASEP 2021: Como Funciona? Saque e Direitos

Duas palavras que podem causar muitas dúvidas no trabalhador brasileiro, o PIS/PASEP ainda pode ser uma questão não tão bem resolvida, ainda mais quando falamos sobre sua serventia.

Veja aqui informações completas sobre o que é, como funciona, quem possui esse direito e como utilizar do benefício atrelado.

O que é PIS/PASEP?

PIS é a sigla utilizada para Programa de Integração Social, enquanto que PASEP é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. É por meio desses programas que as empresas e órgãos públicos realizam os depósitos de contribuições em um fundo que está ligado aos empregados, sendo chamado de PIS/PASEP.

pis pasep

Esse dinheiro vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), do qual paga benefícios conhecidos como abono salarial e também o conhecido seguro desemprego.

É importante entender que entre os anos 1971 e 1988 esses depósitos eram feitos no nome de cada trabalhador por meio de contas individuais. Dessa forma, cada trabalhador era dono de uma parte desse fundo.

É preciso saber que a diferença entre um e outro é que o PIS é destinado para o trabalhador ligado a iniciativa privada e o PASEP é para o trabalhador do serviço público. O número do PIS é o mesmo do NIS (Número de identificação do trabalhador).

Você pode encontrar esses números em alguns documentos específicos como:

  • Carteira de trabalho,
  • Extrato do FGTS – Fundo de garantia do tempo de serviço,
  • Cartão cidadão – somente disponível para quem possui PIS,
  • Agência da Caixa, será necessário ter um documento oficial com foto – somente disponível para PIS,
  • Agência do Banco do Brasil – será necessário ter o RG e CPF – somente disponível para quem possui PASEP.

Existem outras formas de verificar os números, tudo é feito por meio do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Veja o passo a passo abaixo e fique por dentro:

  1. Acesse o site do CNIS,
  2. Clique no botão “Cidadão”.Como consultar PIS/PASEP online
  3. Vá para o canto superior na esquerda e clique na opção “Inscrição”. Depois selecione a opção “Filiado”.Como consultar PIS/PASEP online
  4. Preencha os campos em branco por meio de suas informações pessoais.Como consultar PIS/PASEP online
  5. Depois disso, clique em “Continuar” e então aparecerá uma faixa vermelha com o seu número de NIT – esse é o seu número do PIS ou do PASEP.

Para famílias que estão em situação economicamente prejudicadas, sempre é possível se inscrever no Bolsa Família, programa de distribuição de renda que visa melhorar a saúde, educação e situação de vida de muitos.

Como funciona Saque do PIS/PASEP?

cartão do cidadão em mãos

O saque desse benefício é destinado apenas para algumas pessoas: é preciso que esse benefício tenha sido pago por no mínimo cinco anos, além de se ter trabalhado um mês apenas com o salário mensal médio de dois salários mínimos.

É preciso também que o empregador tenha informado todos os dados corretamente para o Governo Federal.

O valor limite de recebimento é de até um salário mínimo, sendo que a quantia pode mudar de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Sendo assim, esse valor é calculado na proporção de doze avos do salário.

Ou seja, se você trabalhou o ano inteiro, receberá o valor cheio, já se trabalho 6/12 meses, receberá metade, sendo assim proporcional aos meses trabalhados. Se você é estudante e ainda está no ensino médio, mas já quer começar a acumular os benefícios em seu perfil de NIS/PIS, o jovem aprendiz é uma das opções mais procuradas.

Como saber se você tem direito?

carteira de trabalho e dinheiro

Os beneficiários do PIS podem saber se possuem esse direito por meio do aplicativo da Caixa Trabalhador (pode ser feito o download do mesmo via Android ou iOS) ou também no site da Caixa – basta procurar a opção “Consultar pagamento”.

Caso queira, é possível entrar em contato pelo número 0800 726 0207.

Já aqueles que são beneficiários pelo PASEP e recebem o valor pelo Banco do Brasil, precisam ligar para o número 4004-0001 – em capitais ou regiões metropolitanas -, ou no telefone 0800 729 0001 para demais cidades, ou também no 0800 728 0088, número disponibilizado para deficientes auditivos.

Agora que você já sabe como pode obter esse benefício do trabalhador, procure a maneira mais cômoda e verificar se existe algum dinheiro parado e que pode ser sacado.

Comente