Início » Eventos » Inscrição GDAE 2021: Como fazer a sua? Aprenda aqui!

Inscrição GDAE 2021: Como fazer a sua? Aprenda aqui!

Professores e servidores da educação do estado de São Paulo podem acessar o GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar). Através dele, podem realizar uma série de operações envolvendo a gestão escolar.

Pais, responsáveis ou alunos não podem acessar o GDAE. Em vez disso, eles podem acessar o portal da Secretaria Escolar Digital, na qual podem consultar informações como o calendário acadêmico, as notas e frequências dos alunos etc.

Neste guia, veremos tudo a respeito de como se inscrever e acessar tanto o portal GDAE quanto o da Secretaria Escolar Digital.

Como fazer Inscrição GDAE 2021?

Como fazer Inscrição GDAE 2021?

A forma como você vai se inscrever e acessar a plataforma do GDAE dependerá da sua categoria.

Isso porque há várias categorias de indivíduo que podem acessá-lo, desde alunos e pais ou responsáveis até servidores da secretaria de educação ou da rede particular.

Dentro do portal, apenas a parte da Secretaria Escolar Digital pode ser acessada por toda a comunidade. Nela, pais, responsáveis ou os próprios alunos podem acessar o calendário escolar, acompanhar notas e frequências etc.

Já o GDAE só pode ser acessado por professores ou servidores públicos ou particulares.

Vejamos a seguir, em detalhes, como a inscrição e o login são realizados para cada um dos indivíduos que podem acessar as plataformas. Se você também tem interesse em conseguir uma vaga via Pronatec, leia nosso guia completo sobre o assunto clicando aqui.

Servidores da Secretaria de Educação

Para servidores da Secretaria de Educação, o login e a senha utilizados para entrar na plataforma são os mesmos usados no Portalnet. Caso você tenha esquecido a senha, você pode recuperá-la através deste link, marcando a categoria de servidor.

Entretanto, caso esta seja a sua primeira vez acessando o site, você precisa gerar um login. Para isso, acesse essa página e preencha os dados requisitados, ou seja, o seu CPF e a sua data de nascimento.

Com os dados preenchidos, basta apertar no botão vermelho “enviar” e seguir as orientações sugeridas pela própria plataforma.

Alunos

Os alunos da rede estadual de São Paulo, por sua vez, não precisam realizar a inscrição. Para acessar a plataforma, basta preencher o login e a senha com as seguintes informações:

  • Login: Número do Registro do Aluno (RA) + dígito do RA + Unidade Federativa do RA;
  • Senha: data de nascimento completa, sem as barras.

Para obter o seu número do RA, é preciso ir diretamente na secretaria de sua escola e solicitá-lo. Um exemplo de login é o seguinte: 987654321sp (RA: 98765432; dígito: 1; UF: SP).

Já a senha, para uma pessoa nascida em 15 de janeiro de 2000, por exemplo, ela será: 15012000.

Pais ou responsáveis

Para pais ou responsáveis efetuarem login na plataforma, é preciso solicitar o cadastramento prévio na secretaria da escola do aluno.

Uma vez cadastrado, o login é efetuado com as seguintes informações:

  • Login: Número do RG + dígito do RG + Unidade Federativa do RG;
  • Senha: número do CPF.

Por exemplo, para uma pessoa moradora de São Paulo, cujo RG é 12.345.678-9, o login será: 123456789sp. Caso não dê certo da primeira vez, tente incluir as letras “rg” na frente, como: rg123456789sp.

Porém, caso não consiga efetuar login, será preciso entrar em contato novamente com a secretaria da escola, a fim de solucionar o problema.

Rede municipal ou particular

Esse tipo de login é destinado à Prefeitura Municipal, a Escolas Municipais, Escolas Particulares ou servidores municipais ou particulares.

Vejamos como efetuar o login em cada um dos casos.

Prefeitura municipal

  • Login: pm + código da prefeitura (por exemplo: pm12345);
  • Senha: senha específica. Caso não se lembre, deverá recuperá-la através do sistema.

Escola municipal

  • Login: em + código CIE da escola (por exemplo: em123456);
  • Senha: cadastrada pelo usuário. Caso não se lembre, deverá recuperá-la através do sistema.

Escola particular

  • Login: ep + código CIE da escola (por exemplo: ep123456);
  • Senha: cadastrada pelo usuário. Caso não se lembre, deverá recuperá-la através do sistema.

Servidor municipal ou particular

  • Login: número do RG + dígito do RG + Unidade Federativa do RG (por exemplo: 123456789sp; caso não consiga, coloque “rg” na frente: rg123456789sp);
  • Senha: cadastrada pelo usuário. Caso não se lembre, deverá recuperá-la através do sistema.

Como recuperar a senha?

Caso você tenha perdido a sua senha, você pode recuperá-la através da própria plataforma do GDAE. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o portal da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;
  2. Na página inicial, vá em “esqueci a senha”, no canto direito, indicado pela seta vermelha na imagem abaixo;Como acessar o GDAE?
  3. Na página seguinte, você deverá selecionar a que categoria você pertence.Como acessar o GDAE?
  4. Simplesmente selecione a sua categoria. Neste exemplo, seguiremos pelo caminho “servidor da rede estadual”Como acessar o GDAE?
  5. Na página seguinte, simplesmente insira as informações solicitadas e aperte em “enviar”.Como acessar o GDAE?

Siga os passos orientados pela própria plataforma e você será capaz de recuperar a sua senha perdida ou de cadastrar uma nova!

Como acessar o GDAE?

Caso você seja aluno ou pai ou responsável por um aluno, não há razão para você acessar o GDAE. Em vez disso, você precisará acessar a Secretaria Escolar Digital, que pode ser acessada através deste link.

O DGAE é exclusivo para professores e servidores. Para acessá-lo, é preciso acessar o seguinte endereço: http://portalnet.educacao.sp.gov.br.

A aparência do GDAE é a seguinte:

Como acessar o GDAE?

Simplesmente insira o usuário e a senha, que vimos como obter no primeiro item deste guia, e aperte em “entrar”.

Já para acessar o GDAENET, o endereço é o seguinte: https://gdaenet.edunet.sp.gov.br.

A aparência do GDAENET é um pouco diferente, assemelhando-se mais à aparência da Secretaria Escolar Digital.

Como acessar o GDAE?

Nele, você poderá selecionar o sistema, como “cadastro de alunos”, “contagem de tempo”, “cargos” etc., inserir o login do operador e a senha e acessar o sistema.

Comente