Início » Eventos » Inscrição FUVEST 2021: Como fazer a sua? Aprenda aqui!

Inscrição FUVEST 2021: Como fazer a sua? Aprenda aqui!

A Inscrição FUVEST 2021 descreve a Fundação Universitária para o Vestibular. Por meio da Inscrição FUVEST 2021, você pode ingressar em uma das principais Universidades de São Paulo.

Desde 1976, a FUVEST organiza e executa o processo seletivo para a USP, Fundação de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e alguns concursos públicos importantes do estado.

Como fazer Inscrição FUVEST 2021?

O procedimento para Inscrição FUVEST 2021 é realizado pelo site, os interessados devem ficar atentos ao calendário de divulgação que sinaliza o início, finalização de inscrições e datas das provas.

Para fazer a Inscrição FUVEST para o vestibular 2021, basta realizar o processo a seguir:

1- Acesse  o site oficial da FUVEST,

2- No menu, clique em “Vestibular”.
Como fazer a inscrição FUVEST 2021?

3- Na tela, vai aparecer as fases do vestibular em uma espécie de linha do tempo. Clique em cada mês e confira o início do pedido de isenção de taxa, inscrições e quando serão as provas. Nesse mesmo local, é possível ver as datas de divulgação de manual do candidato.
Como fazer a inscrição FUVEST 2021?

4- Caso a inscrições estiverem abertas, clique em “Fazer Inscrição” e preencha o formulário completo.

A FUVEST exige que o candidato insira uma foto de rosto para o reconhecimento facial no dia da prova do vestibular 2021. Vale lembrar que no momento da inscrição, é necessário informar a modalidade de ingresso, o curso desejado e se existem condições especiais , como alguma deficiência.

A taxa de inscrição da FUVEST é de R$182,00.

Caso o candidato não tenha renda o suficiente para pagar a taxa, ele poderá solicitar a isenção dentro do prazo indicado no portal e também, no manual do candidato.

A Inscrição Fuvest 2021 começa em agosto e vai até setembro. As isenções de matrícula começam em junho e finalizam em julho. Fique por dentro das datas através do site.

Inscrição FUVEST 2021: Formas de ingresso

O vestibular FUVEST tradicional é a principal forma de ingresso, porém, existem 3 modalidades onde os candidatos podem ser enquadrados, são eles:

  • Ampla Concorrência – Destinado a todos os interessados, sempre um pré-requisito específico;
  • EP – Vagas destinadas aos estudantes de escola pública, independente da renda. É necessário que os mesmos tenham cursado de forma integral o ensino médio em escolas da rede municipal ou estadual.
  • PPI – Pretos, Pardos e Indígenas – Vagas destinadas aos pretos, pardos e indígenas que independentemente da renda, tenham estudados em escolas públicas.

Vale lembrar que em todas essas modalidades é necessário fazer o vestibular FUVEST, no entanto, o que se difere e a porcentagem de vagas oferecidas para cada uma delas.

No momento da Inscrição FUVEST 2021 é necessário o preenchimento de algumas questões sobre o perfil socioeconômico e cultural do candidato.

Inscrição FUVEST 2021: Como são as provas?

provas da FUVEST

O vestibular FUVEST é um dos mais concorridos do Brasil, especialmente no que tange o processo seletivo da USP, uma das principais instituições do estado de São Paulo.

As provas são divididas em duas fases, são elas:

  • 1ª fase –  O candidato deve responder 90 questões de múltipla escolha relacionadas as matérias de  inglês, matemática, português, história, geografia, física, biologia e química;
  • 2ª fase – Essa etapa é compostos por duas fases: A primeira é dissertativa (10 questões de português e 1 redação), e a segunda prova é sobre a carreira escolhida, onde o candidato precisa responder 2 questões de 2 ou 4 disciplinas da área.

O local onde o candidato faz a 1ª fase do vestibular 2021, jamais será o mesmo onde ele fará a 2ª fase.

É fundamental que os todos fiquem atentos aos locais das provas, horários e aos itens permitidos e proibidos de levar – você confere todas essas informações no momento de Inscrição FUVEST 2021 com seu edital.

Os candidatos que vão realizar vestibular para artes cênicas, música e artes visuais devem fazer  também uma prova específica de habilidades. Nesse caso, cada curso tem uma data e local que serão divulgados no manual do candidato.

Os gabaritos e os cadernos de provas são divulgados no mesmo dia da avaliação, dessa forma, o candidato pode ter uma noção de como foi o seu desempenho.

Depois disso, o mesmo deve esperar a divulgação do resultado, caso aprovado, é necessário comparecer na data marcada para realizar a matricula na Universidade, com exceção dos treineiros que realizam o vestibular apenas para testar seus conhecimentos.

Comente