Início » Eventos » Inscrição Enem 2021 – Entenda tudo sobre o processo para este ano!

Inscrição Enem 2021 – Entenda tudo sobre o processo para este ano!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame realizado anualmente pelo Inep, sendo para muitos brasileiros a porta de entrada em uma universidade pública ou privada.

Isso porque, com a nota do Enem, os candidatos podem se inscrever em programas do Governo como o Sisu, o ProUni ou o Fies.

Caso você esteja pensando em se inscrever no Enem neste ano de 2021 para realizar seu sonho de ingressar em um curso de ensino superior, confira este guia completo que preparamos, com todas as informações sobre este tão importante exame brasileiro!

Como fazer a inscrição no Enem 2021?

Inscrição Enem 2021

As inscrições para o Enem são sempre realizadas em um mesmo site, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), exclusivamente pela internet.

A inscrição é realizada nesta página. Acessando-o no período de inscrições, você poderá conversar com a Nanda, robô programada para auxiliá-lo a efetuar sua inscrição.

A inscrição consiste basicamente no preenchimento de um formulário, com diversas informações pessoais. Ao final do processo, é gerado um boleto referente à taxa de inscrição, sendo necessário imprimi-lo e pagá-lo o quanto antes.

Entretanto, alguns indivíduos podem solicitar isenção no pagamento da taxa de inscrição, como veremos mais adiante.

Além disso, para realizar a inscrição ou consultar a Página do Candidato, é preciso ter uma Conta de acesso única do Governo, que pode ser criada através deste link.

Inscrição do Enem 2021

Simplesmente clique em “crie sua conta” e siga as etapas solicitadas pela plataforma, informando seus dados e principais informações.

Em um determinado período do ano, geralmente em outubro, é divulgado o Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante. Neste cartão o candidato pode conferir o local das provas.

Quem pode se inscrever no Enem?

Inscrição Enem 2021

O Enem pode ser realizado por qualquer brasileiro, independente da idade.

Entretanto, o uso da nota do Enem para conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior é exclusivo para aqueles que já concluíram o Ensino Médio.

Com a nota, os candidatos podem inscrever-se em programas do Governo, como o SISU, concorrendo a vagas em instituições públicas de ensino superior, ou o ProUni, que oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades privadas.

Aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio podem realizar o exame apenas como treineiros, ou seja, a fim de testar seus conhecimentos e de se preparar, familiarizando-se com a prova, para quando forem disputar uma das vagas.

Quanto custa a taxa de inscrição?

Inscrição Enem 2021

Ainda não há previsão do valor da taxa de inscrição para o ano de 2021. Entretanto, sabemos que o valor geralmente fica em torno de R$85,00, dificilmente subindo muito acima disso. Recomendamos, portanto, que você já economize um pouco do dinheiro para pagara a taxa de inscrição.

Entretanto, nem todos os candidatos precisam pagar a taxa de inscrição: alguns podem solicitar isenção do pagamento.

Os que podem solicitar são os seguintes participantes:

  • Participante que está cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2021 em escola da rede pública de ensino,
  • Com renda familiar igual ou menor que um salário mínimo por pessoa que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública de ensino,
  • Em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido, tendo renda familiar de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

A isenção não é automática, cabendo ao candidato solicitá-la no período de requerimento de isenção do pagamento, que ocorre geralmente no começo de abril.

Cronograma Enem 2021

O calendário do Enem 2021 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação.

Porém, com base nos anos anteriores, podemos estipular algumas previsões a respeito de quando cada uma das etapas do Enem acontecerá.

Confira abaixo:

  • Março de 2021: publicação do edital,
  • Abril de 2021: solicitação da isenção da taxa de inscrição, justificativa de ausência no Enem 2020,
  • Maio de 2021: Início e término das inscrições para o Enem 2021,
  • Outubro de 2021: divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição, contendo os locais de aplicação da prova,
  • Novembro de 2021: aplicação das provas, provavelmente nos dias 07 e 14 de novembro, bem como a publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões, alguns dias após a aplicação das provas,
  • Janeiro de 2022: divulgação dos resultados individuais e início das inscrições para programas como o Sisu e o ProUni.

O que fazer com a nota do Enem?

Inscrição Enem 2021

Como comentamos, a nota do Enem pode ser utilizada em alguns programas educacionais do governo, visando o ingresso dos candidatos no Ensino Superior.

Os principais programas que aceitam a nota do Enem são os seguintes:

  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): permite que os candidatos ingressem em universidades privadas e financiem o pagamento a longo prazo, facilitando o pagamento das mensalidades.

As inscrições para o FIES acontecem geralmente em fevereiro, entre o início e o meio do mês.

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): permite que os candidatos utilizem as suas notas para conseguir bolsas de estudo, de 50% ou 100%, em universidades privadas.

As instituições recebem alguns benefícios por concederem tais bolsas, como abatimento de parte dos impostos que precisam pagar ao governo federal.

As inscrições para o ProUni acontecem geralmente entre o final de janeiro e o começo de fevereiro.

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): permite que os candidatos utilizem as suas notas para conseguir entrar em instituições públicas de ensino, que separam parte de suas vagas para este programa.

As inscrições começam geralmente em janeiro, após a divulgação do resultado do Enem.

Convém observar, entretanto, que nem todas as instituições de ensino aceitam tais programas.

A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, não aceita o Sisu. Em contrapartida, ela possui próprio um sistema de acesso através da nota do Enem, chamado Acesso Enem UnB.

Portanto, recomendamos que você se informe diretamente com a instituição de ensino superior na qual você deseja ingressar para saber se ela aceita ou não os programas mencionados, ou se possuem um próprio sistema de ingresso pela nota do Enem.

Comente