Início » Eventos » Inscrição ENADE 2021 – Como fazer, Requisitos, Datas e Prova

Inscrição ENADE 2021 – Como fazer, Requisitos, Datas e Prova

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, popularmente apenas chamado de ENADE, é talvez e prova mais importante do ensino superior, afinal é por meio dela que se analisa o rendimento dos alunos concluintes de seus respectivos cursos de graduação para com relação aos conteúdos estipulados em seus currículos.

O ENADE é uma avaliação nacional para todo curso superior que está registrado no Ministério da Educação (MEC).

Entenda todo o funcionamento do ENADE e o processo de inscrição para 2021!

Como fazer Inscrição ENADE 2021?

Inscrição ENADE 2021

Na realidade, o processo de inscrição ENADE 2021 não é realizado pelo aluno, mas sim pela própria instituição de ensino.

Sendo um aspecto bastante diferenciado quando comparado com outros exames, como o próprio ENEM, o estudante não tem qualquer esforço a não ser fazer a prova do ENADE no dia em que for estipulado.

Todo o processo de Inscrição ENADE 2021 fica por conta da universidade. Você só precisa aguardar o comunidade sobre o processo do ENADE e dar início a qualquer preparação que queira para o exame.

Quem deve fazer o ENADE 2021?

Inscrição ENADE 2021

Cada ano, se estabelece alguns cursos – não todos – para a realização da prova do ENADE, por isso ainda não é certeza de quais serão os alunos que deverão prestar o exame na edição de 2021.

No entanto, há uma regra básica sobre todos os candidatos: eles precisam ser classificados como “concluintes”, ou seja, estudantes que estão em reta final de seus cursos superiores, que basicamente concluíram, pelo menos, 80% da carga horária total do curso ou ainda que irão concluir 100% da carga horária até final de julho de 2020.

É o próprio ENADE que divulga a lista de cursos que irão ser avaliados no ano. A previsão é que o ENADE 2021 envolva os seguintes cursos superiores:

  • Agronomia,
  • Educação Física,
  • Enfermagem,
  • Farmácia,
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia,
  • Medicina,
  • Medicina Veterinária,
  • Nutrição,
  • Odontologia,
  • Serviço Social,
  • Terapia Ocupacional,
  • Zootecnia.

Lembre-se que isso é apenas uma previsão, fique de olho nas notícias de sua instituição de ensino para conferir se o seu curso será convocado ou não. Boas notas nesse teste podem te ajudar a conseguir um desconto em uma pós graduação ou futuras bolsas em outros cursos superiores, como acontece na PUCPR, por exemplo.

Datas ENADE 2021

Inscrição ENADE 2021

O ENADE 2021 não envolve apenas um exame, mas também uma questionário online que deve ser preenchido pelo estudante em um determinado período – geralmente de setembro a novembro.

Para completar este questionário, você deve acessar o site oficial do INEP.

Provavelmente, a prova do ENADE 2021 acontece no final de novembro.

Estudantes que foram convocados para o ENADE 2021 e que perderam a prova poderão não participar de sua colação de grau até que não regularizem a situação do ENADE para finalmente fazer sua formatura.

O ENADE 2021 é feito na própria instituição de ensino do estudante.

Como é a prova do ENADE 2021?

Inscrição ENADE 2021

Quanto antes você conhecer o ENADE, melhor, afinal a ideia de realizar um exame que cobra seu conhecimento quanto ao curso superior pode motivar ainda mais cada estudante nas aulas.

Estudando de maneira mais dedicada nas aulas garante uma nota ainda melhor no ENADE, o que demonstrará o quanto você aprendeu durante os anos!

A prova do ENADE 2021 possui 40 questões. Destas, 10 delas são relacionadas à formação geral e as 30 questões restantes tratam da formação específica de cada estudante.

As questões são discursivas e de múltipla escolha, onde:

  • Questões de Formação Geral: 2 são discursivas e 8 de múltipla escolha,
  • Questões de Formação Específica: 3 são discursivas e 27 são de múltipla escolha.

Lembre-se de se apresentar no dia da prova com um documento de identificação oficial. Boa sorte!

Comente