Início » Eventos » Inscrição COLTEC 2021: Como fazer, Cursos, Provas e Datas

Inscrição COLTEC 2021: Como fazer, Cursos, Provas e Datas

Você sabe como fazer a Inscrição COLTEC? Para conseguir uma vaga nessa instituição, é obrigatória a Inscrição COLTEC.

COLTEC é o nome do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma criação de 1969 por meio do convênio entre o Conselho Britânico, UFMG, CNPq e o Ministério da Educação (MEC).

O COLTEC possui um objetivo simples: auxiliar na formação de profissionais técnicos de nível médio nas áreas de Patologia Clínica, Instrumentação, Eletrônica e Química.

Veja mais informações sobre o COLTEC, como fazer sua Inscrição para 2021 e conseguir uma oportunidade de estar nessa instituição.

Cursos Inscrição COLTEC

Logo da Coltec

A COLTEC oferece apenas cursos técnicos profissionalizantes, divididos entre cursos integrados e cursos subsequentes.

Os cursos integrados da COLTEC incluem:

  • Técnico em análises clínicas,
  • Técnico em automação industrial,
  • Técnico em desenvolvimento de sistemas,
  • Técnico em eletrônica,
  • Técnico em química.

Já os cursos subsequentes são dois: Técnico em desenvolvimento de apps móveis e Técnico em biotecnologia.

A Inscrição COLTEC 2021 é interessante para quem já terminou o Ensino Médio e intenciona fazer um curso técnico, principalmente pela duração e assuntos diferenciados existentes na instituição. Cada curso COLTEC tem duração de 3 anos.

É importante que você saiba que as vagas existentes para a Inscrição COLTEC 2021 são distribuídas da seguinte forma: 50% para ampla concorrência, isto é, para quem não pretende solicitar nenhum tipo de diferencial, e 50% para os candidatos que estudaram o Ensino Fundamental em escola pública.

Por isso é importante verificar se não é possível conseguir uma vaga na Coltec via prova do Enem ou pelo Prouni, basta que verifique diretamente no site da instituição.

Como fazer Inscrição COLTEC 2021?

alunos aula coltec

O processo seletivo COLTEC não exige requisitos, no entanto dão preferência para estudantes que finalizaram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, e possuem o desejo de adquirir uma formação técnica.

A Inscrição COLTEC 2021 deve ser realizada por todos os candidatos que queiram tentar sua chance na instituição.

Por isso, veja como fazer esse processo:

1- Acesse o site oficial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e aguarde surgir um banner do vestibular 2021 para que você clique nele.

2- No entanto, você também pode acessar o site próprio do COLTEC e clicar em “Processo Seletivo”.site coltec

3- Lá, você obtém as informações necessárias acerca do processo 2021, com o edital,

4- Clique no botão de inscrição e preencha o formulário com os seus dados, onde se pode selecionar o curso, bem como condições especiais que você possa possuir.

Faça a Inscrição COLTEC 2021 com cuidado, verificando se suas informações foram digitadas corretamente.

Imprima o boleto bancário com a taxa de inscrição (que provavelmente será de R$100,00) e faça o pagamento até a data de vencimento.

É o pagamento do boleto que garantirá sua presença no dia da prova COLTEC, ok?

Datas e Prova Inscrição COLTEC 2021

aula coltec

As datas da Inscrição COLTEC 2021, bem como de todas as etapas do seu processo seletivo, ainda não foram divulgadas, pois elas aparecem somente no edital, que deverá ser publicado pela UFMG.

É importante ressaltar que a pandemia do novo coronavírus pode afetar todo o processo, por isso fique de olho nos canais oficiais da instituição.

Quanto à prova, é interessante frisar que a instituição a compõe com 60 questões de múltipla escolha, onde são cobradas as matérias de Língua Portuguesa, Ciências Naturais, História Geral, Matemática, Geografia e História do Brasil.

A classificação se dá através das maiores notas em Português e Matemática, já que elas valem o dobro. Por isso, nossa recomendação é que você dê ainda mais o seu melhor nessas duas matérias!

Após a realização da prova, você pode aguardar a publicação do gabarito no dia seguinte. O resultado final com a classificação de quem foi aprovado demora um maior tempo, que será estabelecido em edital.

Desejamos a você uma boa sorte em seu processo de Inscrição COLTEC 2021 e esperamos que você alcance um dos lugares de aprovação!

Comente