Início » Eventos » Inscrição Colégio Militar 2021: Como fazer, Requisitos e Processo Seletivo

Inscrição Colégio Militar 2021: Como fazer, Requisitos e Processo Seletivo

O investimento na educação dos filhos é um dos maiores objetivo de todos os pais, não é? Por isso mesmo que há muita procura pelos colégios militares no Brasil, principalmente pela alta qualidade de ensino e foco em princípios e valores que irão orientar o aluno pelo resto da vida.

Veja aqui como fazer sua Inscrição Colégio Militar 2021 e garantir que seu filho tenha um ensino de destaque, com disciplina e perspectivas diferenciadas.

Como funciona Inscrição Colégio Militar 2021?

 

O colégio militar é uma escola pública de educação básica.

Inscrição Colégio Militar 2021

Isso quer dizer que seu ensino engloba o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Quem administra e realiza as tarefas administrativas das unidades são os militares, além disso, não é necessário prestar Enem ou outros concursos prévios para tentar uma vaga.

Para fazer parte de um colégio militar, pais e alunos devem entender seus requisitos e funcionamento. Nesse caso, a Inscrição Colégio Militar 2021 pode ocorrer de duas maneiras práticas:

  • Amparo Regulamentar,
  • Processo seletivo.

Pelo próprio nome, o processo seletivo é uma espécie de vestibular. Melhores notas indicam maiores chances para fazer parte do colégio militar, mas lembre-se: são cerca de 20 mil candidatos tentando uma oportunidade. É necessário comprometimento e muito estudo!

Requisitos Inscrição Militar 2021

Inscrição Colégio Militar 2021 prova

Fazer parte do mundo de um colégio militar engloba critérios e um deles se torna um privilégio para poucos: é o Amparo Regulamentar.

O Amparo Regulamentar descreve o ingresso de estudantes que são dependentes de militares, ou seja, filhos de oficiais. Isso quer dizer que estes já possuem entrada garantida no colégio militar pelo simples fato de os pais trabalharem nesse âmbito.

Para quem não tem essa sorte (chamaremos de sociedade civil), o processo seletivo se torna a única opção.

Tal processo, similar a um vestibular, está indicado para a sociedade civil que não se encaixa no Amparo Regulamentar. No entanto, deve-se ainda levar em consideração alguns outros requisitos, afinal só se pode realizar tal “vestibular” alunos que estão entre o 5º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

As idades também devem ser respeitadas:

  • Idade mínima de 13 anos (até o momento de uma possível matrícula) para o Ensino Fundamental,
  • Idade mínima de 18 anos, completos, até a data de possível matrícula.

Não esquecendo que é fundamental o estudante ser brasileiro ou naturalizado como brasileiro, assim como nunca ter sido expulso de colégio militar anteriormente.

Inscrição Colégio Militar 2021

Inscrição Colégio Militar 2021

A inscrição Colégio Militar 2021 é feita diretamente na unidade militar de sua escolha, mas pode também existir site próprio da instituição para este fim. Assim como existe para o Colégio Naval especificamente.

Informe-se com a escola antes para não perder seu tempo se deslocando até a instituição por nada, mas é claro: se você não tem internet em casa, é essencial ir até a unidade e fazer sua inscrição pessoalmente, está bem?

Há uma taxa de inscrição que, na última vez, custou R$95,00. O valor pode sofrer alterações, por isso fique de olho.

Vale frisar que cada colégio militar pode passar por um processo de inscrição diferenciado. Para evitar contratempos, leia o edital para garantir que toda sua inscrição seja feita corretamente!

A tendência é que a Inscrição Colégio Militar 2021 seja liberada entre os meses de julho e abril, todos os anos.

Como é o processo seletivo Colégio Militar 2021?

Inscrição Colégio Militar 2021 requisitos

O processo seletivo que os filhos da sociedade civil devem realizar é composto por três fases:

  • 1ª Fase: realização da prova de admissão escolar – geralmente acontece na metade do ano anterior ao ingresso,
  • 2ª Fase: realização de exames médicos para verificar as condições de cada candidato. É uma fase que também se torna eliminatória, assim como a primeira,
  • 3ª Fase: Comprovante de escolar para oficializar a matrícula caso seja aprovado nas outras duas etapas.

Depois dessas fases, o aluno pode dar início ao seu mais novo ano letivo em uma unidade militar.

Colégio Militar no Brasil

Inscrição Colégio Militar 2021 unidades

Administrados pelo Exército, os colégios militares estão presentes em vários estados brasileiros, compreendendo 13 unidades até o momento.

Há o intuito de ampliação de unidades para mais capitais e regiões metropolitanas, especialmente pela procura cada vez maior por este ensino de qualidade.

As cidades que possuem um colégio militar atualmente são:

  • Belém, Pará,
  • Brasília, Distrito Federal,
  • Belo Horizonte, Minas Gerais,
  • Juiz de Fora, Minas Gerais,
  • Campo Grande, Mato Grosso do Sul,
  • Curitiba, Paraná,
  • Fortaleza, Ceará,
  • Manaus, Amazonas,
  • Porto Alegre, Rio Grande do Sul,
  • Santa Maria, Rio Grande do Sul,
  • Recife, Pernambuco,
  • Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
  • Salvador, Bahia.

É mais interessante que a família resida próxima à unidade militar para garantir mais facilidade no deslocamento do aluno!

Comente