Início » Serviços do Governo » Inscrição CNH Social 2021: Como Funciona? Entenda aqui

Inscrição CNH Social 2021: Como Funciona? Entenda aqui

Você conhece a CNH social? Para alguns, a CNH Social pode ser a sua chance de conseguir a carteira de motorista de uma forma totalmente gratuita.

Ter uma carteira de motorista é o sonho de muitas pessoas, principalmente pela grande quantidade de benefícios que podem ser obtidos por meio dela: maior facilidade em se deslocar, independência e a possibilidade de deixar de lado o transporte público, que para muitos é considerado um pesadelo diário.

A carteira nacional de habilitação social é um dos métodos mais acessíveis para quem quer ter esse documento porém não possui dinheiro para pagar o mesmo.

Veja aqui como funciona, quem possui as chances de participar desse programa em 2021 e muito mais.

Como funciona CNH Social 2021?

Cnh Social

Esse projeto foi criado no ano de 2014, sendo uma iniciativa dos próprios Detran de cada estado.

Dessa forma, ele não é um benefício nacional, apenas de alguns estados. Os estados que oferecem esse projeto são: Pernambuco, Goiás, Amazonas, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Sul. Porém, espera-se que esse projeto atinja todo o território brasileiro em breve.

O processo garante para o aluno as aulas, exames médicos, psicológicos e quaisquer custos relacionados totalmente pagos. Serão beneficiados jovens com a idade entre 18 anos até 27 anos.

Caso seja do ramo de categorias profissionais, no caso caminhões e ônibus, a idade fica entre 21 anos até 50 anos. Em qualquer uma das situações será necessário que o possível aluno comprove o rendimento individual de no máximo três salários mínimos, além de ser obrigatório saber ler e escrever.

Se o condutor for trocar de categoria ou adicionar uma nova, será preciso comprovar que já possui experiência de 12 meses nas categorias B, C ou D. Ademais, não poderá ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou média, nem ser reincidente nesse mesmo período de 12 meses.

Além desse benefício do governo, veja aqui como funciona a inscrição Bolsa Família, programa de distribuição de renda criado para famílias carentes em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Qual a documentação necessária para CNH Social?

Não existe um período preciso de liberação das datas para a CNH Social, porém já é possível se programar de acordo com os documentos necessários, que são:

  • Documento com foto (pode ser RG ou CNH),
  • Número de inscrição do Cadastro Único (CadÚnico),
  • Número de inscrição Social (NIS).

Pessoas que possuem deficiência também estão aptas a participar do processo seletivo, desde que fique comprovado a sua capacidade de dirigir.

CNH Social versus CNH Popular

carteiras de motorista

Você provavelmente já se deparou com as duas opções disponíveis na internet e pode ter ficado em dúvida. Veja abaixo a diferenciação entre uma e outra e não se perca!

CNH Social

A CNH Social é situação em que é ofertada pelo Detran de cada estado que oferece esse tipo de serviço.

Nesse caso, você deve verificar se o estado em que reside possui esse serviço e se atentar as datas.

CNH popular

Já a CNH popular é aquela de iniciativa privada, ou seja, as próprias escolas promovem a democratização desse serviço.

Esse projeto existe há algum tempo e já beneficiou mais de 100 mil pessoas, oferecendo valores reduzidos e condições de pagamento mais flexíveis.

Ou seja, ela não é necessariamente gratuita (pode ser), mas o futuro condutor pagará uma quantia menor e mais em conta. Assim como quem consegue a bolsa de 50% do Prouni, não é 100% gratuita, mas já dá uma ajuda grande na hora do pagamento.

CNH Social diferenciada em outros estados

gaveta com cnh

Além dessas duas opções já explicadas acima, existem também outros tipos de benefícios para quem quer tirar a CNH. Veja abaixo como cada estado funciona:

  • Acre: estudantes do ensino médio podem fazer a parte teórica totalmente gratuita ao participar do programa Jovem Aprendiz no Trânsito,
  • Maranhão: alunos de escola pública que possuem bons resultados no Enem conseguem ter o documento gratuito por meio do programa CNH Jovem,
  • Sergipe: o Detran local possui a Escola Pública de Trânsito, da qual oferece aulas gratuitas para a primeira habilitação,
  • Bahia: é possível ter sua CNH gratuita por meio da Escola Pública de Trânsito do Detran (EPTRAN), da qual disponibiliza esse serviço para quem está tirando a primeira habilitação,
  • Amazonas: existe uma parceria entre o estado e o sindicato dos Centros de Formação de Condutores, onde a inscrição é realizada pelo app Amazonas na Palma da Mão ou pelo site do Detran AM. O benefício é parecido com a CNH Social,
  • Pernambuco: possuem o benefício pessoas que estão cadastradas no Bolsa Família, Chapéu de Palha, vinculadas ao sistema penitenciário, sócios educandos da Funase, quem está em situação de desemprego e demais situações,
  • Ceará: participa do CNH Social, benefício do qual é financiado pelo Governo Estadual atingindo as categorias A e B para pessoas que possuem mais de 18 anos e possuem baixa renda,
  • Paraíba: pessoas que participam dos Programas Pró Jovem e/ou Brasil Alfabetizada podem ter acesso ao benefício.

Agora que você entende o funcionamento, tente usar oportunidade e faça a Inscrição CNH Social 2021 para ter seu documento em mãos!

Comente