Início » Eventos » Inscrição Acafe 2021: Aprenda a Fazer a Sua!

Inscrição Acafe 2021: Aprenda a Fazer a Sua!

A inscrição Acafe 2021 está sendo aguardada por muitos estudantes, pois a ACAFE- Associação Catarinense das Fundações Educacionais é responsável por organizar e executar todo o processo seletivo de várias Universidades privadas do estado.

A ACAFE é uma associação sem fins lucrativos que objetiva reunir as fundações educacionais de Santa Catarina pela lei dos poderes públicos estaduais e municipais. Através dessa junção, é possível buscar soluções para problemas na área de ensino, pesquisa e administração.

Como fazer a inscrição Acafe 2021?

A ACAFE realiza dois processos seletivos anuais, são chamados de “Vestibular de Inverno” e “Vestibular de Verão”.

Dentro desse contexto, as Instituições de ensino participantes disponibilizam as vagas em diversas áreas  e os interessados podem realizar a inscrição.

Para fazer isso basta seguir o procedimento abaixo:

  1. Acesse o site da ACAFE – https://new.acafe.org.br/;
  2. Clique em “Vestibulares e Concursos”;
    Como fazer a inscrição Acafe 2021?
  3. Uma relação de todos os vestibulares aparecerá, então, escolha “Vestibular de Inverno 2021 ou Vestibular de verão 2021”, vai depender do concurso que você deseja fazer a prova;
    Como fazer a inscrição Acafe 2021?
  4. Ao fazer sua escolha, todas as informações serão mostradas e você precisa preencher um formulário com todos os seus dados, curso e Instituição de interesse.
    Como fazer a inscrição Acafe 2021?

No final da inscrição Acafe 2021 é necessário pagar o boleto com a taxa da inscrição no valor de R$200,00 para cursos de medicina na primeira opção e R$70,00 para demais cursos na primeira opção.

Somente O CJS – Centro Universitário de São José oferece opção de isenção de taxa. Mais informações devem ser obtidas no edital da Instituição.

Se você também vai prestar o vestibular para a UFSC, é importante ficar atento as datas de inscrição, documentação e demais informações. Clique aqui e fique por dentro de tudo que precisa saber sobre a UFSC.

Quando abrem as inscrições da ACAFE?

Para o vestibular de verão, as inscrições geralmente são realizadas entre os meses de Setembro e Outubro. A aplicação das provas é feita em meados de Novembro.

Com relação ao vestibular de inverno, as inscrições abrem entre Maio e Junho. As provam ocorrem no final de Junho.

As datas e locais corretos sempre são informados no edital geral do concurso pela ACAFE. Por isso, é fundamental ficar atento a essas informações importantes.

Quais são as Instituições conveniadas com a ACAFE?

São 16 Universidades que disponibilizam vagas para o processo seletivo da ACAFE, são elas:

  • Associação Luterana Bom Jesus;
  • Universidade Regional de Blumenau;
  • Universidade Alto Vale do Rio Peixe;
  • Centro Universitário de Brusque;
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense;
  • Universidade do Planalto Catarinense;
  • Universidade do Contestado;
  • Centro Universitário Barriga Verde;
  • Universidade do Sul de Santa Catarina;
  • Universidade de Chapecó (UNOCHAPECÓ);
  • Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí;
  • Universidade do Vale do Itajaí;
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina;
  • Universidade da Região de Joinville;
  • Centro Universitário Municipal de São José;
  • Católica de Santa Catarina – Centro Universitário.

Vale lembrar que  a ACAFE sempre divulga o edital com número de vagas por curso de cada uma das Instituições.

Quem pode se inscrever?

Todos os interessados em fazer um curso superior em uma das Instituições parceiras da ACAFE podem fazer a inscrição para o vestibular, desde que tenham 18 anos ou mais.

Vale lembrar que para realizar a matrícula na Instituição caso passar no vestibular, é necessário ter concluído o ensino médio e apresentar uma série de documentos como CPF, RG, certidão de nascimento, certificado do ensino médio, titulo de eleitor e certificado de reservista.

Além disso, os alunos que passarem no vestibular através de bolsas, precisam também comprovar a sua condição.

Regras para o vestibular ACAFE

Sistema Acafe

Não foram divulgadas regras extras com relação a inscrição Acafe 2021, a Associação permanece com o mesmo estilo de aplicar as provas.

Os candidatos podem escolher uma 1ª e 2ª opção de curso ao realizar a inscrição. Isso é vantajoso para alguns casos, pois se o participante não conseguir se classificar na primeira alternativa de curso, ele poderá entrar na segunda sem a necessidade de realizar outro vestibular.

A segunda opção pode ser qualquer curso, com exceção de medicina. O estudante também pode verificar sua nota do Enem para verificar se não há a possibilidade de estudar em outras universidades locais ou de outros estados.

Com relação as bolsas, a Instituições de ensino conveniadas com a ACAFE destinam 30% para ampla concorrência e 70% das vagas para candidatos que estudaram em escolas públicas.

Para tirar as dúvidas, consulte o edital antes de realizar a inscrição Acafe 2021.

Comente